quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DÚVIDAS DE ALGUNS...

Para atender alguns pedidos sobre determinados elementos de nossa crença e para que eu não tenha que falar sobre isso em doutrina aí vão as denominações pedidas
Umbanda é a religião mais genuinamente brasileira que existe. Enquanto o Candomblé possui uma raiz puramente africana a umbanda sintetiza também elementos  da cultura europeia (espiritismo) e a religiosidade indígena. Para conhecê-la é importante conhecer o significado de algumas palavras e termos importantes que usamos em nosso terreiro para em seguida entender como funciona a Gira:
Amacís: Banhos e macerados de ervas que servem para a purificação, dissipação de energias negativas, curas físicas e espirituais.
Congá: é o santuário ou altar da Umbanda que reúne uma enorme quantidade de objetos: imagens, de santos católicos incluindo Jesus Cristo, pretos velhos, caboclos, e não seria de admirar se ali também fossem colocadas imagens de deuses hindus,velas, flores e até símbolos nacionais, como a bandeira do Brasil.
Erós: segredos
Gira de Umbanda: é um termo cujo significado é sessão umbandista, com cânticos, danças, rezas e passes magnéticos fluidificados. As giras internas são fechadas para os que estão se iniciando na religião, desenvolvendo a mediunidade; as giras externas, abertas ao público, destinam-se à promoção de curas e resolução dos mais diferentes problemas.
Guias: São colares que funcionam como amuletos, confeccionados com materiais magnéticos, por suas propriedade físicas 
a força simbólica, como cristais de rocha, sementes, conchas do mar, fios de cobre, algodão ou alpaca. Servem para proteger os mediuns contra ataques de energias negativas. Não é o número de guias que garante a eficácia do recurso: uma só guia eficientemente imantada é suficiente para cumprir o objetivo a que se destina. As guias de miçangas coloridas têm apenas valor simbólico: funcionam como um placebo, "muleta psicológica" [PARRA].
Mironga: magia
Tronqueira: Casa de Força do Guardião, que na Umbanda é um Exú, é instalada na porta das Tendas de Umbanda: uma casinha de alvenaria onde são colocados materiais para fixação e desagregação de energias: positivas e negativas, respectivamente, oferendas destinadas a satisfazer ao Exú Guardião. Entre esses materiais destacam-se a água, defumadores, velas e aguardente. O aguardente [cachaça mesmo] serve para que o "Exú chefe da casa e para que todos os Exús possam haurir [absorver] esse elemento e fazer vibrar suas poderosas correntes higienizadoras..." [PARRA].
Pemba: Calcário margoso, caotim, espécie de gesso. Possui largo emprego na Umbanda. A pemba é obrigatoriamente encontrada em locais onde há liturgia propiciatória da abertura dos caminhos [Áscar Ribas. Izomba, p 132, Luanda: Tipografia angolana, 1965]. Pembas de diferentes cores são usadas para marcar ou traçar os pontos sobre o solo ou sobre tábuas de madeira. Também podem ter uso corporal e em outros locais. As cores obedecem às relações simbólicas das entidades: branco para Oxalá; verde, Oxóssi e caboclos; azul e vermelho, Xangô; preto e vermelho, Exu; vermelho, Ogum, etc.. As pembas são adquiridas em embalagens individuais - como pequenos bastões. Pemba também é preparado em pó de diferentes materiais. O pó é usado soprado ou colocado em locais especiais, sobre objetos e pessoas. Para fazer o pó de pemba são utilizados: penas, ossos, raízes, frutos, sementes, chifres etc.
Pontos Cantados: são cantos cuja entonação, pretendem os umbandistas, geram as freqüências vibratórias necessárias ao trabalho dos mediuns, são admitidos atabaques, tambores de qualquer tipo, chocalhos ou palmas, considerados intrumentos anímicos. São uma espécie de versão "brazuca" de mantras e os mestres da religião afirmam que os "pontos de Raiz", mais eficientes, são transmitidos por Espíritos. 


Pontos Riscados: Os Pontos Riscados são símbolos traçados com pemba. Servem como meio para estabelecer contato entre os mediuns e os Espíritos. É uma método presente na Magia ocidental segundo a qual as entidades desencarnadas e outros seres do invisível vêem os seres vivos como formas geométricas em emanações luminosas. No entendimento umbandista os sinais atraem ou repelem "correntes de energia" e são traçados pelos próprios espíritos. Além disso, cada espírito tem seu signo de identificação e outros signos para suas suas mirongas [magias]. Abaixo, alguns destes pontos riscados conhecidos e divulgáveis [porque outros são secretos]:

Curta nossa página no facebook:
TUOD Tenda de Umbanda Ogum Delê

Nenhum comentário:

Postar um comentário